Principais projetos

FINEP – Sistema de Controle Automático

Desenvolver um sistema de controle composto por dispositivos de sensoriamento, de atuação e de um método de controle lógico com capacidade para atuar automaticamente sobre os parâmetros operacionais dos componentes de aterramento e compactação de semeadoras diretas a partir de informações sobre a variabilidade espacial do solo, adquiridas em tempo real, e visando o desempenho de alta qualidade na semeadura direta de grãos.


Milho Safra e Safrinha

O projeto “Avaliação Estadual de Cultivares de Milho” tem por finalidade conhecer o comportamento agronômico das cultivares de milho em várias condições edafoclimáticas no Estado, o que permite o posicionamento mais preciso das cultivares nos ambientes regionais para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e rentável para o Paraná. A parceria entre o instituto de pesquisa pública e empresas privadas de melhoramento de milho, apoiada pela FAPEAGRO, é um exemplo de modelo da parceria público-privada visando o desenvolvimento tecnológico do agronegócio paranaense.


Xisto Agrícola

Parceria tripartite entre IAPAR, PETROBRÁS e FAPEAGRO em estudos sobre usos agropecuários de subprodutos da exploração do folhelho pirobetuminoso. Em mais de uma década de pesquisas, as atividades compreenderam caracterizações químicas, físicas, biológicas, físico-químicas e avaliações agronômicas e ambientais da água de xisto, do extrato aquoso de xisto, do fino de xisto e do xisto retortado. Potenciais coprodutos foram identificados, assim como as limitações de seu uso responsável.


Avaliação de genótipos de soja e algodão a Pratylenchus brachyurus, Rotylenchulus reniformis, Meloidogyne incognita e M. javanica.

Os nematoides têm galgado a cada dia posição de destaque na agricultura brasileira, em função da ampla gama de plantas hospedeiras e dos danos causados. O manejo desses patógenos é difícil e uma das principais ferramentas é o uso de cultivares tolerantes e/ou resistentes. Portanto, um dos objetivos dos programas de melhoramento é a busca por materiais que aliem, entre outras características, elevada produtividade e resistência a pragas/ doenças. Objetivando-se o apoio aos programas de melhoramento da empresa Bayer Seeds, o presente projeto teve como objetivo avaliar os genótipos de soja e algodão aos principais nematoides das culturas, sejam eles Pratylenchus brachyurus, Rotylenchulus reniformis, Meloidogyne incognita e M. javanica, sob condições de casa de vegetação, visando identificar genótipos com elevados níveis de resistência para o lançamento de cultivares que aliem alta produtividade e resistência aos nematoides.